terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Especial Mundial 2013 - Raja Casablanca: Os donos da casa

Campeão marroquino, Raja Casablanca entra na disputa do Mundial como país-sede

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

10/12/2013 - Após a apresentação do Auckland City na abertura da série de matérias especiais com os clubes participantes do Mundial da FIFA, chegou a vez do Raja Club Athletic, mais conhecido como Raja Casablanca, do Marrocos. Os Diabos Verdes (apelido da equipe) representam o país-sede e disputam a competição pela segunda vez na história.

Na penúltima rodada do Marroquino, Raja Casablanca garante título e vaga no Mundial.
(Foto: Site Oficial Raja Club Athletic)

Em 1999, o Raja Casablanca foi o campeão da Liga dos Campeões da CAF e garantiu vaga na primeira Copa do Mundo de Clubes organizada pela FIFA em 2000. Nesta edição, as oito equipes participantes foram distribuídas em dois grupos. O Raja ficou ao lado de Corinthians, Real Madrid e Al Nassr, da Arábia Saudita. O time marroquino perdeu os três jogos e ficou na lanterna do grupo A.

Para a atual edição, o time alviverde espera muito mais. Classificado por conta do título no Campeonato Marroquino de Futebol, o seu 11º, o Raja busca a primeira vitória no torneio e quer surpreender os favoritos. O artilheiro da equipe, Mouhssine Iajour, por exemplo, citou - em entrevista à FIFA - o Mazembe, que eliminou o Internacional de Porto Alegre na semifinal de 2010.

Como ponto positivo para a disputa, os marroquinos destacam o apoio da torcida, além de ser o único time que conhece bem o local da partida. A parte negativa fica por conta do adversário de playoff, o Auckland City, que é uma incógnita, segundo o capitão Mohsine Moutouali, já que o futebol neozelandês é difícil de ser visto em outras partes do mundo.

O Raja Casablanca foi fundado em 28 de março de 1949 e tem uma história vitoriosa em seu país. Além dos 11 títulos nacionais, o Raja venceu a Copa do Marrocos por sete vezes, além de uma Copa da CAF, uma Supercopa CAF, 3 Ligas dos Campeões da CAF e uma Liga dos Campeões da Arábia. O estádio utilizado pelos Diabos Verdes é o Stade Mohamed V, com capacidade para 55 mil torcedores.

Na atual temporada, é o oitavo colocado no Campeonato Marroquino. Com quatro vitórias, quatro empates e três derrotas, soma 16 pontos, quatro a menos que o líder Moghreb de Tétouan. No final do ano, porém, todas as atenções estão voltadas para o Mundial. A estreia acontece nesta quarta-feira (11), às 17h30 (horário de Brasília), diante do Auckland City, em Agadir.

Lista da equipe*

Goleiros

Yassine El Had
Brahim Zaari
Khalid Askri

Defensores

Zakaria El Hachimi
Ahmed Rahmani
Mohamed Oulhaj
Rachid Soulaimani
Adil Karrouchy
Ismail Benlamalem
Idrissa Coulibaly

Meias 

Mohsine Moutouali
Deo Kanda
Chemseddine Chtibi
Abdelilah Hafidi
Vivien Mabide
Ismail Kouchame
Kouko Guehi
Redouane Dardouri
Issam Erraki

Atacantes

Abdelmajid Dine
Badr Kachani
Mouhssine Iajour
Yassine Salhi

Técnico: Faouzi Benzarti

*Lista divulgada pela FIFA

0 comentários :

Postar um comentário