sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

De volta

Ainda mais atrativa, Copa Brasil de Vôlei voltará a ser disputada em 2014

Do Rio de Janeiro.
Da Assessoria de Comunicação da Confederação Brasileira de Voleibol.


13/12/2013 - A Copa Brasil, competição organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), voltará a ser disputada em 2014. Após seis anos, o torneio, com equipes de ambos os naipes, retornará ao calendário ainda mais atrativo, já que será classificatório para os Sul-Americanos masculino e feminino.

“O retorno da Copa Brasil era um desejo nosso que estava alinhado com os anseios de clubes e jogadores. Fizemos um esforço não só para viabilizar a competição, como para garantir que ela tivesse a devida cobertura da TV. Acredito que será um grande sucesso”, afirmou Renato D’Avila, superintendente técnico da CBV.

Em relação às vagas nos Sul-Americanos, a medida faz parte da adequação do calendário brasileiro ao da Federação Internacional de Voleibol (FIVB).

“A criação da Copa Brasil faz parte de um ajuste da FIVB em relação ao período de competições de clubes e seleções, que, agora, está mais bem organizado. Como todos os eventos de clubes devem acontecer até 15 de maio, optamos por colocar as vagas nos Sul-Americanos em jogo na Copa Brasil, para evitar qualquer prejuízo à Superliga”, explicou Renato D’Avila.

Por decisão dos clubes, a Copa Brasil terá formatos e critérios de classificação distintos entre si. O torneio feminino contará com os oito melhores colocados da temporada passada da Superliga, enquanto o masculino reunirá os oito primeiros do turno da edição 13/14.

As fórmulas de disputa também são diferentes. No feminino, as oito equipes serão divididas em dois grupos de quatro, que se enfrentarão entre si de 14 a 16 de janeiro. Os dois melhores de cada chave avançam às semifinais (17.01), que, assim como a decisão (18.01), serão disputadas em jogo único. A sede da competição será anunciada em breve.

Já no masculino, o sistema será de eliminatória simples. As quartas de final serão disputadas no dia 15 de janeiro, nas casas das quatro equipes mais bem classificadas. Semis e decisão estão marcadas para os dias 23 e 25, respectivamente, em local a ser definido.

A Copa Brasil já teve duas edições, em 2007 e 2008. Em seu ano de estreia, o Cimed (SC), no masculino, e o Rexona-Ades (RJ), no feminino, foram os campeões. Na edição seguinte, que teve apenas um naipe, as meninas do Finasa/Osasco (SP) ficaram com o título.

0 comentários :

Postar um comentário