sábado, 7 de dezembro de 2013

Coroa alvirrubra

Com gol da craque Cristiane, Centro Olímpico bate São José e conquista Brasileirão feminino

De São Paulo.
Por Eduardo do Carmo.

07/12/2013 - A Associação Desportiva Centro Olímpico conquistou, na noite deste sábado, o título inédito do Campeonato Brasileiro feminino de futebol. No estádio Baetão, em São Bernardo do Campo, o Centro Olímpico derrotou o São José por 2 a 1 e levantou a taça. A atacante Cristiane, maior artilheira da história das Olimpíadas, marcou o gol da vitória.

Equipe do Centro Olímpico, campeã do Brasileirão Feminino de 2013.
(Foto: Leonardo Britos/FPF)

Após empate por 2 a 2 na partida de ida, em São José dos Campos, a equipe do técnico Arthur Elias tinha a vantagem de empate por até um gol. E o 1 a 1 era o placar até os 40 minutos do segundo tempo. O Centro Olímpico queria mais e, em um contragolpe, garantiu o triunfo e a festa de sua torcida com uma cabeçada certeira de Cristiane.

O outro gol da equipe campeã foi anotado por Tamires, que abriu o marcador aos 33 do primeiro tempo. Ainda na etapa inicial, aos 36, Poliana empatou para o São José.

A artilharia da competição ficou com Gabi Zanotti, do Centro Olímpico, com 12 gols. Com 42 ao total, a equipe paulista teve o ataque mais positivo.

Mesmo com a derrota no Brasileirão, o São José não tem motivos para reclamar da temporada. A equipe Azul e Amarela foi campeã da Copa do Brasil e da Libertadores em 2013.

A campanha

O Centro Olímpico venceu todos os compromissos no grupo 1 e classificou-se na primeira posição. Na segunda fase, foram quatro vitórias, um empate e uma derrota. Revés para o próprio São José. Com isso, vaga garantida, porém na segunda colocação. Na semifinal, enfrentou o Foz Cataratas. Goleada em casa por 5 a 1 e empate em Foz do Iguaçu por 1 a 1.

O Brasileiro Feminino

Esse foi o terceiro título paulista na história do nacional feminino de futebol. De 1983 à 1988, foi disputada a extinta Taça Brasil de Futebol. Em todas as edições, conquistas do carioca Radar. Já como Campeonato Brasileiro, a competição retornou em 1994 com conquista do Vasco da Gama, que conquistaria o bi no ano seguinte. Em 1996, o Saad (MS) foi o campeão. O São Paulo venceu em 97 e o Vasco faturou o tri em 98. A Portuguesa de Desportos foi a grande campeã em 99, enquanto o Santa Isabel, de Minas Gerais, ficou com o título em 2001.

0 comentários :

Postar um comentário