segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

A bola pelo mundo #9

Bayern de Munique conquista o mundo, e campeonatos europeus entram em clima de férias.

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

23/12/2013 - Após mais uma rodada do final de semana, o clima é de férias. A única grande liga que continuará suas atividades nesse fim de ano é a inglesa. E na despedida do ano, o Bayern de Munique levantou mais uma taça, e a maioria dos grandes também não decepcionou nos seus jogos. Confira os destaques do futebol pelo mundo:


Barclays Premier League

O jogo mais aguardado do final de semana foi jogado na segunda. E tanto Arsenal como Chelsea esqueceram de levar o futebol ao Emirates Stadium, em um 0 a 0 onde se viu mais entradas ríspidas do que jogadas plásticas. Melhor para José Mourinho e sua equipe, montada para evitar a derrota, e que levou um ponto da casa de um adversário direto. Em campo, apenas pancadaria e aplicação tática. De chances de gol, apenas uma bola na trave de Lampard no primeiro tempo.

De contrato renovado, Suárez continua voando na Premier League. O Liverpool assumiu a liderança da Premier League graças à mais uma estupenda atuação do uruguaio, já recorrente nos jogos do Liverpool. Em uma primeira etapa onde o Liverpool sobrou contra o Cardiff, em Anfield, Suárez marcou duas vezes e serviu Sterling em outro gol. O Cardiff ainda diminuiu na segunda etapa com Mutch, mas a vitória foi mesmo dos Reds por 3 a 1.

Depois da saída de AVB, o Tottenham precisava de um fato novo para tentar uma recuperação. E esse fato novo pode ter o nome do esquecido Emmanuel Adebayor. Os Spurs visitaram o decadente Southampton no St. Mary's, e o togolês brilhou. Apesar de Lallana ter tentando resolver para os Saints, com um gol e uma assistência, os dois gols de Adebayor e o gol contra de Hooiveld selaram a importante vitória por 3 a 2 do Tottenham.

Classificação após [17] rodadas:
1º Liverpool (36), saldo +23
2º Arsenal (36), saldo +16
3º Manchester City (35)
4º Chelsea (34), saldo +14
5º Everton (34), saldo +13
Artilheiro: Luís Suárez (Liverpool), com 19 gols

Bundesliga

A Muralha Amarela de Dortmund já não faz o medo que fez outrora. Em descendente no campeonato, o Borussia mais uma vez decepcionou sua torcida, desta vez ao cair para o Hertha Berlim por 2 a 1. A torcida comemorava o aniversário do clube, mas em campo não teve festa. Reus até abriu o placar, mas Adrián Ramos e Allagui viraram ainda na primeira etapa e deram números finais à partida.

Classificação após [17] rodadas:
1º Bayern de Munique (44)
2º Bayer Leverkusen (37)
3º Borussia Mönchengladbach (33)
4º Borussia Dortmund (32)
5º Wolfsburg (30)
Artilheiro: Robert Lewandowski (Dortmund) e Adrián Ramos (Hertha), com 11 gols

Menção honrosa ao Bayern de Munique, que não jogou pela Bundesliga, mas foi campeão do Mundial de Clubes ao bater o Raja Casablanca. Os 2 a 0 tranquilos feitos por Dante e Thiago Alcântara serviram apenas para tornar oficial o que todos já sabiam: o Bayern é o melhor time do mundo. Já o Mundial, é só mais uma das cinco taças levantadas pelos bávaros em 2013.

Serie A TIM

O dérbi de Milão já não é mais o mesmo de outros tempos, mas ainda é capaz de dar emoção. Em um jogo muito disputado, a vitória seria essencial aos dois times, mas ela veio para a Inter. Com Felipão nas bancadas, Kaká não conseguiu mostrar o bom futebol de outras partidas, embora o Milan tenha criado chances para vencer. A Inter também teve boas chances. No final, apenas uma foi aproveitada: Palacio, aos 41 da segunda etapa, completou de letra para o gol e deu a vitória aos nerazurri.

E a surpresa do início da temporada sobreviveu à um turno inteiro até agora. O Verona terminou 2013 mostrando a habitual força no Marc'Antonio Bentegodi. A vítima foi a Lazio, que tomou 4 a 1 dos veroneses em casa, coroando a ótima campanha - sexto lugar - dos recém-promovidos. O veterano Luca Toni é um dos destaques, e fez dois gols nos celestes. Mas o grande nome do time é brasileiro: Jorginho já é observado pelos grandes e até pela seleção da Itália. Na Lazio, a vítima mesmo deve ser o técnico Vladimir Petkovic, que depois da goleada pode não voltar a treinar mais a equipe.

Classificação após [17] rodadas:
1º Juventus (46)
2º Roma (41)
3º Napoli (36)
4º Fiorentina (33)
5º Internazionale (31)
Artilheiro: Giuseppe Rossi (Fiorentina), com 14 gols

Primera División

Aos 15 minutos de jogo no Alfonso Pérez, o placar marcava Getafe 2, Barcelona 0. Sem Messi e Neymar, parecia que o Barça cairia na despedida do ano. Aí Pedro resolveu aparecer, e em uma noite a nível de Lionel, fez três gols em oito minutos virando a partida ainda antes do intervalo. Na volta, uma assistência e um pênalti sofrido, que resultaram em dois gols de Cesc Fàbregas, definindo a vitória blaugrana por 5 a 2.

O Atletico de Madrid termina o ano colado no Barça. A vitória também veio a duras penas, em 3 a 2 sobre o Levante no Vicente Calderón. A vitória só veio muito graças ao iluminado Diego Costa, que faz uma temporada espetacular. O Levante abriu o placar, e chegou a segurar um 2 a 2 até quase o final, quando Diego fez o segundo dele, batendo pênalti e decretou a vitória do Atleti.

O Real também sofreu para sair com a vitória e não deixar a distância se alongar mais. O Valencia, como sempre, dificultou muito a vida dos merengues. Di María abriu o placar com um chutaço, mas Piatti empatou. Cristiano Ronaldo voltou a marcar, usando a cabeça, mas Mathieu também usou a dele e empatou de novo. Entrou em cena então o talismã do Madrid: Jesé Rodríguez, que fez o gol da vitória por 3 a 2, contando com a colaboração de Guaita.

Classificação após [17] rodadas:
1º Barcelona (46), saldo +37
2º Atletico de Madrid (46), saldo +35
3º Real Madrid (41)
4º Athletic Bilbao (33)
5º Real Sociedad (29)
Artilheiro: Diego Costa (Atletico), com 19 gols

Ligue 1

O PSG não conseguiu se despedir da torcida em 2013 com uma vitória no Parc des Princes. Pela frente encontrou um bom e aguerrido Lille, que transformou o jogo em um clima de clássico, como se fossem rivais, com direito a tapa de Mavuba na cara de Ibrahimovic. O sueco abriu o placar batendo falta, mas Mavuba e Kalou viraram o jogo. O PSG só conseguiu empatar pois Enyeama acabou falhando, no gol contra de Basa. O Lille termina o ano bem, fazendo frente aos milionários da França.

Classificação após [19] rodadas:
1º Paris Saint Germain (44)
2º Monaco (41)
3º Lille (40)
4º Bordeaux (31)
5º Saint Étienne (30)
Artilheiro: Zlatan Ibrahimovic (PSG), com 15 gols

Outros destaques

O Ajax conseguiu na última rodada do turno passar o Vitesse e ficar no topo da tabela. E a vitória de 2 a 1 fora de casa sobre o Roda veio de forma dramática para a torcida e de forma especial para um jogador: Jairo Riedewald, volante de 17 anos, fazia sua estreia profissional, entrando aos 35 da segunda etapa, com 1 a 0 para o Roda no placar. Aos 43, Riedewald empatou para salvar o Ajax da derrota. E aos 47, Riedewald foi às redes novamente, virando o jogo e sendo carregado nos braços dos colegas.

Teve mais taça sendo levantada aqui na América do Sul. O The Strongest dá mostras de que a hegemonia do time na Bolívia será longa. A quarta taça em cinco anos veio em vitória sobre o Real Potosí por 1 a 0. Foi a sexta vitória seguida do Tigre, aproveitando o vacilo do líder Bolívar, que chegou a estar sete pontos na frente do vice-líder, para conquistar o campeonato.

0 comentários :

Postar um comentário