quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Troco dado

Arsenal vence o Borussia Dortmund na Alemanha, se vinga da derrota sofrida, e é líder do grupo F da Champions

De Aracaju.
Por Henrique Ferrera.

06/11/2013 - O Arsenal devolveu ao Borussia Dortmund a derrota sofrida duas semanas atrás no grupo F da UEFA Champions League, vencendo por 1 a 0 no Signal-Iduna Park graças a um gol de Ramsey no segundo tempo, que empurrou os alemães para o terceiro lugar da chave, com seis pontos, três a menos que Arsenal e Napoli. Essa foi a quarta rodada da fase de grupos da Liga.

Ramsey comemora com Özil o gol da vitória. 
(Foto: AP)

Primeiro tempo

Passado o ímpeto inicial imprimido pelo Dortmund sobre o Arsenal, empurrando-os para sua área para evitar que os Gunners ameaçassem e procurando por um gol logo cedo, a estratégia de Arsène Wenger deu certo, obrigando os alemães a pensar mais e correr menos.

Dos quatro chutes arriscados pelo Dortmund na primeira etapa - Subotic, aos 15; Blaszczykowski, aos 25; Mkhitaryan, aos 35; e Lewandowski, aos 43 -, apenas o do jogador armênio foi uma clara chance de gol ao gol de Szczesny, graças a Blaszczykowski que conseguiu achar um espaço no bem postado meio-campo inglês. O camisa 10, com a marcação distante, tentou colocar a bola no canto com a canhota, mas acabou jogando para fora.

Segundo tempo

Após o intervalo, as equipes voltaram com a mesma postura, e o Dortmund era mais eficiente na transição defesa-ataque. Reus começou a assustar: primeiro aos 5, de cabeça, obrigou Szczesny a fazer uma defesa complicada e, dois minutos depois, fazendo o gol - anulado por impedimento - em rebote de outra defesa do polonês em chute de Blaszczykowski.

Ramsey (aos 17) mudou os rumos do jogo, marcando de cabeça o gol que abriu o placar, após cruzamento de Özil e assistência de Giroud. Em resposta, Reus sem marcação na pequena área, não acertou a bola e perdeu a chance do empate. O jogo estava completamente aberto, com os dois goleiros sendo constantemente ameaçados e aos 27, Mertesacker criou perigo à baliza alemã.

Com mais espaço para circular, o Arsenal procurava manter a bola no campo ofensivo, com o meia Özil ditando o ritmo do jogo para desconforto dos anfitriões, que viam o tempo correr e então lançaram Hofmann e Aubameyang à campo para aumentar o poder de fogo. Aos 44, Lewandowski, de cabeça, causou perigo, mas foi insuficiente para evitar a derrota.

Quem brilhou? Que temporada faz o galês Aaron Ramsey. Mais uma vez, o volante que vem sendo o grande nome da temporada, decidiu a favor dos Gunners.

Quem atrapalhou? Muito bem marcado pela defesa londrina, Robert Lewandowski lutou bastante, mas foi anulado.

Próximos jogos. Os times voltam à campo por suas ligas nacionais no final de semana. No sábado, o Borussia sai para enfrentar o Wolfsburg; e no domingo, o Arsenal faz jogão contra o Manchester United, no Old Trafford.

Ficha do jogo:
Borussia Dortmund 0x1 Arsenal

BORUSSIA DORTMUND:
Weidenfeller, Grosskreutz, Sokratis, Subotic e Schmelzer; Nuri Sahin e Bender (Hofmann); Blaszczykowski (Aubameyang), Reus (Schieber) e Mkhitaryan; Lewandowski.
Técnico: Jürgen Klopp

ARSENAL:
Szczesny, Sagna, Mertesacker, Koscielny e Gibbs; Ramsey e Arteta; Santi Cazorla (Monreal), Rosický (Vermaelen) e Özil; Giroud (Bendtner).
Técnico: Arsène Wenger

Motivo: 4ª rodada da fase de grupos da UEFA Champions League
Local: Signal-Iduna Park, em Dortmund (Alemanha)
Público: 65000 pessoas
Data: 06/11/2013
Horário: 17h45 (de Brasília)

Gols: Ramsey, aos 17'/2ºT (Arsenal)

Árbitro: Björn Kuipers (HOL)
Auxiliares: Sander van Roekel (HOL) e Erwin Zeinstra (HOL)

Cartões amarelos: Lewandowski (Dortmund); Arteta (Arsenal)

0 comentários :

Postar um comentário