sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sonho vivo

Figueirense vence o ASA, dorme no G-4 e mantém esperanças no acesso para a Série A

De Belo Horizonte.
Por Júlia Alves.

22/11/2013 - Na busca pelo acesso à elite do Brasileirão, o Figueirense recebeu o já rebaixado ASA de Arapiraca, pela 37ª rodada (penúltima) da Série B. O time alagoano até começou melhor, porém, o Figueira recuperou as rédeas da partida e impôs seu ritmo jogando no estádio Orlando Scarpelli. A equipe do Sul armou várias jogadas claras de gols, no entanto, faltava caprichar nas finalizações. Apesar disso, com um gol em cada tempo, o Figueirense venceu por 2 a 0 e conquistou mais três pontos para passar a noite no G-4. Ocupando a quarta colocação com 59 pontos, o Figueira pode ser ultrapassado por Icasa e Ceará, que também têm 59, até o fim da rodada, que será completada amanhã. O ASA continua na lanterna da competição, com 32 pontos.

Pela próxima e última rodada, o Figueirense enfrentará o Bragantino no sábado (30), às 16h20, no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista. O ASA, no mesmo horário, receberá o São Caetano, outro praticamente rebaixado, no Municipal de Arapiraca.

Foto: Luiz Henrique/Figueirense F.C.

O jogo

O ASA começou melhor, pressionando o Figueirense. Aos oito minutos, o time alagoano puxou contra-ataque rápido e Elionar Bombinha finalizou da entrada da área, acertando a trave de Tiago Volpi. A equipe visitante conseguia trocar passes com facilidade, porém, errava as finalizações.

O Figueira equilibrou a partida e fez valer sua força no Orlando Scarpelli. Aos 22 minutos, Rafael Costa acionou Maylson na área, que dominou e bateu por cima. No lance seguinte, Pablo não desperdiçou a oportunidade. O atacante recebeu, ajeitou a bola e, de perna direita, tirou do goleiro e marcou um golaço.

O primeiro gol acordou a equipe do Figueirense, que ainda teve duas bolas na trave e um gol anulado no primeiro tempo. Aos 28 minutos, Wellington Saci bateu com categoria e acertou o travessão do ASA. Após cruzamento, aos 42, Rafael Costa mandou de cabeça para o fundo gol, porém, o assistente assinalou impedimento. Já nos acréscimos, Everton Santos disparou pela direita e bateu cruzado. A bola passou por Marcão, acertou o travessão e, depois, o poste.

No segundo tempo, a pressão foi toda do time anfitrião. No entanto, faltava capricho nas finalizações e o Figueirense esbanjou chances perdidas. Aos 13 minutos, Everton Santos levantou na área e Rafael Costa cabeceou no travessão. No rebote, quase o Figueira marcou o segundo, mas a zaga alagoana chegou aliviando. Dois minutos depois, André Rocha cobrou falta, Maylson cabeceou e, em cima da linha, o lateral Jorginho salvou.

Já no fim da etapa complementar, o ASA tentou estragar os planos do adversário, porém, parou nas mãos do goleiro Tiago Volpi. Após cobrança de escanteio de Didira, aos 31 minutos, a bola sobrou limpa para Wanderson, que finalizou fraco, facilitando a vida do goleiro. Aos 36, Wanderson driblou três defensores do Figueirense e bateu de canhota, mas Tiago caiu e fez uma boa defesa.

Para liquidar de vez a partida, Everton Santos cabeceou no canto após o cruzamento de Rafael Costa, aos 38. Com a vitória decretada, o Figueirense ficou trocando passes esperando o apito final.

Ficha de jogo:

Figueirense 2 x 0 ASA

FIGUEIRENSE:
Tiago Volpi; André Rocha, Thiego, Nirley, Wellington Saci; Paulo Roberto, Rodrigo Souto, Maylson (Nem); Éverton Santos (Ricardinho), Pablo (Zé Roberto) e Rafael Costa.
Técnico: Vinícius Eutrópio

ASA:
Marcus Vinícius; Jorginho, Cássio, Fabiano e Samuel; Basílio (Didira), Gláuber (Cal), Diego Rosa (Wanderson) e Thallyson; Valdívia e Elionar Bombinha.
Técnico: Heron Ferreira

Gols: Pablo, aos 23 minutos do primeiro tempo, e Éverton Santos, aos 38 minutos do segundo tempo

Local: Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC)
Público: 6.989 pagantes - 7.268 presentes
Renda: R$ 78.180
Data: 22/11/2013
Horário: 19h30 (de Brasília)

Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Assistentes: Jose Javel Silveira (RS) e Fabio Rogerio Baesteiro (SP)

Cartões amarelos: Pablo (Figueirense); Glauber, Basílio, Samuel, Cássio e Elionar Bombinha (ASA)

***

37ª rodada: 
Sexta (22), às 19h30: 
21h50: 
Sábado (23), às 16h20: 
Icasa x Chapecoense 
17h20: 
Boa Esporte x Sport 
Oeste x Atlético-GO 
Palmeiras x Ceará 
ABC x Avaí 
Guaratinguetá x Paraná 
Paysandu x Bragantino 
21h: 
São Caetano x América-RN

Classificação:
1º - Palmeiras - 76 pontos 
2º - Chapecoense - 66 pontos
3º - Sport - 59 pontos e 19 vitórias
4º - Figueirense - 59 pontos, 18 vitórias e 11 gols de saldo (37 jogos)
5º - Icasa - 59 pontos, 18 vitórias e -1 gol de saldo
6º - Ceará - 59 pontos e 16 vitórias 
7º - Joinville - 56 pontos e 16 vitórias (37 jogos)
8º - América-MG - 56 pontos e 14 vitórias (37 jogos)
9º - Avaí - 53 pontos
10º - Paraná - 51 pontos  
11º - Boa Esporte - 50 pontos 
12º - América-RN - 45 pontos, 11 vitórias e -8 gols de saldo
13º - Oeste - 45 pontos, 11 vitórias e -12 gols de saldo
14º - Bragantino - 43 pontos  
15º - ABC - 42 pontos 
16º - Guaratinguetá - 41 pontos
17º - Paysandu - 39 pontos 
18º - Atlético-GO - 38 pontos 
19º - São Caetano - 35 pontos 
20º - ASA - 32 pontos (37 jogos)

0 comentários :

Postar um comentário