domingo, 24 de novembro de 2013

Frustrante

Massa, que fazia boa corrida, sofre punição e fica sem pódio em sua despedida da Ferrari em Interlagos. Vettel fecha temporada com nona vitória seguida

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

24/11/2013 - Felipe Massa, se despedindo da Ferrari em casa, vivia boa tarde em Interlagos. O brasileiro, que defenderá a Williams na temporada 2014 da Fórmula 1, largou em nono e estava no quinto lugar, sonhando com o pódio no Grande Prêmio do Brasil neste domingo. Porém, uma punição muito contestada por ele o fez praticamente ver suas chances de pódio irem por água abaixo na metade da corrida. Ele passou com as quatro rodas sobre a linha branca na entrada dos boxes, acidentalmente, mas, como era uma exigência da direção de prova, não houve perdão. Massa terminou em sétimo e Sebastian Vettel, tetracampeão, fechou a temporada com a sua nona vitória seguida, igualando mais um recorde.

Um piloto não conseguia nove vitórias seguidas desde 1953, quando Alberto Ascari alcançou o feito, juntando também triunfos do ano anterior. Vettel conseguiu em um ano só. Encerra a temporada com 13 vitórias e 397 pontos, 155 a mais que o vice-campeão, Fernando Alonso, terceiro colocado hoje. À sua frente ficou Mark Webber, que se despediu da Red Bull e da Fórmula 1 com o pódio e o terceiro lugar na temporada, com 199 pontos.

Os dez primeiros foram Vettel, Webber, Alonso, Button, Rosberg, Pérez, Massa, Hulkenberg, Hamilton e Ricciardo. E a Red Bull, campeã do Mundial de Construtores, fechou a temporada com a dobradinha e com 596 pontos, 236 a mais que a Mercedes, segunda colocada, beneficiada pela punição à Massa, que fez a Ferrari terminar com 354 pontos. Confira classificações completas no fim desta matéria.


Massa sonhava em se despedir da Ferrari com pódio. Não deu.
(Foto: EFE)

A prova

As duas primeiras voltas foram emocionantes. Nico Rosberg foi para o ataque e ultrapassou Sebastian Vettel, que retomaria a primeira colocação na volta seguinte, no S do Senna. Fernando Alonso foi outro que começou bem, deixando Rosberg para trás na volta 4. Felipe Massa saltou de nono para sexto. E a corrida dava mostras de que seria emocionante. Menos para Romain Grosjean, que sofreu com uma falha no motor de sua Lotus e teve que abandonar ainda no início de corrida.

Ultrapassagens aconteciam com frequência, sobretudo após a subida do café, a reta principal e o S do Senna. Se despedindo da Fórmula 1, Mark Webber queria um "até logo" em grande estilo. Para isso, atacou e ultrapassou Fernando Alonso e sua Ferrari na volta 13.

A Mercedes, claramente, não tinha velocidade de reta. Rosberg era quem sofria com isso. Na volta 15, foi ultrapassado por Massa, que assumia o quinto lugar. Falando no brasileiro, ele fazia ótima corrida, chegando a fazer volta mais rápida na volta 23. Entretanto, na volta 32, ele foi punido com uma passagem nos boxes porque cruzou a linha branca da entrada do pit com as quatro rodas. "Inacreditável!", gritava Massa no rádio, mas a punição foi correta. Veja na foto abaixo (clique para ampliar):

Foto: Twitter @f1fanatic_co_uk

Restava torcer por chuva, que só veio no fim da prova, mas não prejudicou a ninguém. Enquanto isso, Valteri Bottas e Lewis Hamilton se chocaram na volta 47, e perderam seus pneus. O primeiro, da Williams, acabou saindo da prova.

Lá na frente, Vettel, Webber e Alonso seguiam soberanos. A Red Bull vacilou com o alemão (algo raro), se confundiu na troca de pneus e acabou o fazendo perder um bom tempo. Webber e Alonso se aproximaram. Atrás estava Jenson Button, que largou em 14º e fazia a melhor corrida da McLaren na temporada. Seu companheiro, Sergio Perez, também fez boa prova, comparado ao ano ruim da escuderia, e estava em sexto.

Webber, de cara pro vento, após completar sua última corrida na F1.
(Foto: Reprodução/Sky Sport)

Sem mais surpresas, a prova terminou como estava. Vettel quebra mais um recorde e fica com a nona vitória seguida na temporada do tetra, encerrada com estilo. Já Webber, no seu adeus, tirou o capacete após completar a volta e voltou para os boxes de cara pro vento. Cena marcante.

Confira a classificação final do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1:
Foto: formula1.com

Classificação final do Mundial de Pilotos: 
Foto: formula1.com

Classificação final do Mundial de Construtores: 
Foto: formula1.com

0 comentários :

Postar um comentário