terça-feira, 12 de novembro de 2013

Festa adiada

Palmeiras perde para o Paysandu e deixa o grito de campeão para a próxima rodada

De Belo Horizonte.
Por Júlia Alves.

12/11/2013 - O Palmeiras entrou em campo, no Estádio Olímpico Mangueirão, precisando apenas de um ponto para se sagrar campeão. No entanto, o Paysandu, vivendo o drama do rebaixamento, necessitava da vitória para manter viva a esperança de permanência na Série B. O jogo válido pela 35ª rodada foi muito pegado e com muitos erros de passe. O time paulista foi cauteloso, dando a igualdade no placar como certa. O que o Verdão não esperava era que Yago Pikachu iria marcar e dar a vitória ao Papão por 1 a 0. Esse resultado adia a comemoração palmeirense, já que a Chapecoense venceu na rodada e atingiu 65 pontos, diminuindo a diferença para o Palmeiras, que tem 73. O Paysandu soma mais três pontos e chega aos 39 pontos, mas permanece na zona de rebaixamento, em 17º lugar, com a mesma pontuação do 16º ABC, mas perdendo no número de vitórias (11 a 10).

Na próxima rodada, o Paysandu jogará contra o Icasa no estádio Romeirão, às 21h50 da sexta-feira (15). No sábado (16), às 16h20, o Palmeiras receberá o Boa Esporte.

Foto: CBF.com.br

O jogo

O empate era o suficiente para o Palmeiras soltar o grito de campeão. Por isso, o time paulista era cauteloso em seus ataques. Com a defesa bem postada, o Verdão chamava o adversário em busca de um contra-ataque que pudesse matar a partida. O Paysandu tentou armar jogadas ofensivas, porém, errava muitos passes. Dessa maneira, tivemos um primeiro tempo morno, com poucas chances para os dois lados.

A primeira oportunidade foi do Papão, aos cinco minutos. Após escanteio pela direita, Raul desviou e a bola foi no canto esquerdo, mas o goleiro Fábio defendeu. O Palmeiras tentou responder quatro minutos depois. Juninho caiu pela esquerda e tocou para Alan Kardec, que puxou para o meio e chutou ao gol. A bola saiu fraca e a defesa ficou fácil para Matheus.

No fim da primeira etapa, as duas equipes quase abriram o placar. Marcelo Nicácio aproveitou erro de Eguren, aos 31 minutos, e chutou cruzado para o gol, obrigando o goleiro palmeirense Fábio fazer boa defesa. Aos 35 minutos, Alan Kardec mandou de cabeça para Juninho, que desceu com a bola, invadiu a área e chutou para o gol. O goleiro Matheus desviou pela linha de fundo.

O segundo tempo começou com cara que seria diferente. Logo aos três minutos, Juninho recebeu na ponta esquerda, cortou para dentro e chutou forte. O goleiro Matheus teve que fazer uma bela defesa para impedir o primeiro gol palmeirense. Os últimos 45 minutos realmente seriam diferentes. O Papão voltou com ainda mais vontade e não desperdiçou a oportunidade que teve. Aos 13 minutos, a bola sobrou para o Yago Pikachu rolar para o fundo do gol de Fabio, após cruzamento de Heliton.

Em desvantagem no placar, resultado que adiaria o título, o Palmeiras acordou no jogo e foi atrás do prejuízo. Aos 25 minutos, Alan Kardec recebeu de Ananias pela esquerda e acertou a trave direita de Matheus. Aos 40 minutos, em um cruzamento, a bola surpreendeu o goleiro depois de uma confusão na área.

Os jogadores palmeirenses passaram a jogar na raça em busca do empate do título. A vontade era tanta que o zagueiro Henrique fez falta, recebeu o cartão amarelo por reclamação, continuou contestando a arbitragem e ganhou o segundo amarelo, sendo expulso aos 47 minutos. Não havia tempo para mais nada e a torcida do Papão comemorou muito a vitória sobre o líder, que ainda não pôde soltar o grito de campeão.

Ficha de jogo

Paysandu 1x0 Palmeiras

PAYSANDU:
Matheus; Yago Pikachu, Fábio Sanches, Raul e Pablo; Vanderson, Zé Antônio, Diego Barboza (Jaílton) e Djalma; Heliton (Aleilson) e Marcelo Nicácio (Careca).
Técnico: Vagner Benazzi

PALMEIRAS:
Fábio; André Luiz (Serginho), Henrique e Marcelo Oliveira; Wendel (Fernandinho), Márcio Araújo, Eguren, Felipe Menezes e Juninho; Ananias (Caio) e Alan Kardec.
Técnico: Gilson Kleina

Local: Estádio Olímpico Mangueirão, em Belém (PA)
Data: 12/11/2013

Gol: Yago Pikachu, aos 13 minutos do segundo tempo (Paysandu)

Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Marcos A da Silva Brigido (CE) e Elan Vieira de Souza (PE)

Cartões amarelos: Marcelo Nicácio, Vanderson, Jaíton (Paysandu); André Luiz e Henrique (Palmeiras)
Cartão vermelho: Henrique (Palmeiras)

***

35ª rodada: 
Terça (12), às 19h30: 
Paraná 0x1 Chapecoense 
Figueirense 2x0 ABC 
Joinville 1x1 Oeste 
Boa Esporte 1x0 São Caetano 
Bragantino 1x2 Icasa 
21h50: 
América-RN 2x2 América-MG
Atlético-GO 2x1 Sport 
Ceará 2x1 Avaí 
ASA 2x1 Guaratinguetá 
Paysandu 1x0 Palmeiras

Classificação:
Classificação:
1º - Palmeiras - 73 pontos 
2º - Chapecoense - 65 pontos
3º - Sport - 56 pontos e 18 vitórias
4º - Icasa - 56 pontos e 17 vitórias  
5º - Ceará - 56 pontos e 15 vitórias
6º - Figueirense - 55 pontos 
7º - Joinville - 53 pontos, 15 vitórias e 11 gols de saldo
8º - Avaí - 53 pontos, 15 vitórias e 4 gols de saldo
9º - América-MG - 53 pontos e 13 vitórias 
10º - Paraná - 51 pontos  
11º - Boa Esporte - 50 pontos 
12º - Oeste - 44 pontos 
13º - Bragantino - 42 pontos e 12 vitórias 
14º - América-RN - 42 pontos e 10 vitórias 
15º - Guaratinguetá - 41 pontos
16º - ABC - 39 pontos e 11 vitórias
17º - Paysandu - 39 pontos e 10 vitórias
18º - Atlético-GO - 38 pontos 
19º - ASA - 32 pontos e 10 vitórias
20º - São Caetano - 32 pontos e 8 vitórias

0 comentários :

Postar um comentário