quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Coluna: Mundo Oval #6

Curiosidades, estatísticas e destaques da semana da NFL

De São Paulo.
Por Gilmar Junior.


Chiefs 17 X 27 Broncos


20/11/2013 - Alex Smith e defesa não conseguiram superar o Denver Broncos e o Kansas City Chiefs perdeu a invencibilidade e a liderança da AFC Oeste. Em suma, a linha ofensiva dos Broncos neutralizou a linha defensiva do Chiefs, que não conseguiram impor nenhum sack em Peyton Manning. 


Giants embalado

Olha o New York Giants chegando aí, gente! Depois de um período de vacas magras, o campeão do Super Bowl XLVI vem de quatro vitórias consecutivas. O último que sofreu com o time de Eli Manning, Victor Cruz e companhia foi o Green Bay Packers. É verdade que Aaron Rodgers não estava na liderança do ataque de Green Bay - uma vez que encontra-se no departamento médico com uma lesão na clávicula -, mas de qualquer maneira, os Packers são uma equipe tradicional e têm bons recebedores e uma defesa forte. Porém, a situação ainda não é fácil para New York, que tem campanha 4-6 (vitórias e derrotas), mas como vai ter quatro jogos dentro da divisão, há a possibilidade de classificação.

Últimas classificações dos Giants:

2006 - 8-8  (3º colocado na NFC Leste) - Wild Card
2007 - 10-6 (2º colocado na NFC Leste) - WILD CARD*
2008 - 12-4 (1º colocado na NFC Leste) - Campeão de divisão e melhor campanha da conferência**
2009 - 8-8 (3º colocado na NFC Leste) - Não classificou
2010 - 10-6 (2º colocado na NFC Leste) - Não classificou
2011 - 9-7 (1º colocado na NFC Leste) - CAMPEÃO DE DIVISÃO*
2012 - 9-7 (2º colocado na NFC Leste) - Não classificou

* Anos em que ganhou o Super Bowl

** Melhor campanha da conferência ganha a vantagem de jogar em casa todos os jogos dos Playoffs, exceto o Super Bowl.

Atual retrospecto: 4-6 (Vitórias - Derrotas)

Próximos jogos na temporada:

Semana 12 :Cowboys @ Giants* 
Semana 13 :Giants @ Redskins*
Semana 14: Chargers @ Giants
Semana 15: Seahawks @ Giants
Semana 16: Giants @ Lions*
Semana 17: Redskins @ Giants*

* Confronto de divisão




Por outro lado... o Packers perde
(Tradução: Acima: Packers com Aaron Rodgers; Abaixo: Packers sem Aaron Rodgers).
 (Via NFL Memes)

O maior pesadelo dos cheese heads (cabeças de queijo, apelido da torcida do Green Bay Packers) enfim se tornou realidadeO insubstituível quarterback Aaron Rodgers se lesionou, Scott Tozien entrou em seu lugar e não foi muito bem. Aliás, foi mal. Tentou 34 passes, completou 24 deles - sendo sete recebedores diferentes -, três interceptações, nenhum touchdown e 11 jardas corridas em duas tentativas. Os passes precisos de Aaron Rodgers realmente fizeram falta, mas já é esperado que o QB volte na próxima semana em partida contra o Minnesota Vikings em casa. O jogador diz que não sente dores, mas que ainda não está 100%.

E o Seahawks, hein?

Seattle Seahawks é a melhor equipe da NFC. Com 10-1 na divisão oeste, que conta com San Francisco 49ers (6-4), Arizona Cardinals (6-4) e Saint Louis Rams (4-6), a franquia tem um desempenho consistente tanto no ataque quanto na defesa. Enquanto está na quarta colocação no ranking de pontos feitos, ao mesmo tempo fica na segunda colocação das defesas que menos cedem jardas aéreas.

Percy Harvin está voltando

Contratado junto ao Minnesota Vikings, o bom wide receiver se lesionou logo no início da temporada, o que comprometeu sua participação na atual campanha do Seahawks, contudo, o jogador voltou justamente contra a ex-equipe e já fez um retorno de kickoff para 58 jardas, além de receber um passe para 17 jardas. Ele está só esquentando.


***


POLÊMICAS DA SEMANA 11

Juiz dá falta, mas volta atrás na última jogada da partida:



A última jogada de Carolina Panthers 24 x 20 New England Patriots terminou com um cenário típico de futebol brasileiro: jogadores indo até o árbitro reclamar. O motivo da revolta de Tom Brady foi que, na última jogada da partida, os Patriots chegavam perto da red zone dos Panthers e tentavam anotar o TD da vitória. Brady lançou na direção do tight end Rob Gronkowski. Até aí tudo bem, porém, o jogador não conseguiu chegar até à bola. Um árbitro marcou falta, o que renderia aos Patriots uma nova jogada, e pelo local da infração, começaria na linha de uma jarda. Contudo, em uma rápida conferência, foi decidido que não houve falta e o final de partida foi decretado. Polêmica instalada: f
oi ou não foi falta?


Drew Brees pescoço de borracha (eu prefiro tartaruga, mas tudo bem...)


Quando faltavam pouco mais de três minutos para o fim da partida e com uma terceira descida na metade do campo e placar assinalando 20 a 20, uma jogada de sack (derrubar o QB antes dele lançar a bola) do linebacker Ahmad Brooks deu o que falar. Os juízes deram falta na jogada, o que gerou revolta para os jogadores dos Niners. A regra diz que o defensor não pode tacklear do pescoço para cima no lançador, mas é permitido o contato do pescoço para baixo. A jogada vista diversas vezes ainda traz dúvidas: foi no peito ou no pescoço? Após a marcação da jogada, o New Orleans Saints conseguiu controlar o relógio e chutar um field goal para vencer o San Francisco 49ers por 23 a 20. Confira o lance no vídeo acima e tire suas próprias conclusões.

***

Semana 12 - Denver Broncos @ New England Patriots - Sunday Night Football (Domingo, 23h30 de Brasília):


Tom Brady of the New England Patriots and Peyton Manning of the Denver Broncos.
Esse será o 14 duelo entre os dois QBs. 
(Foto: Winslow Townson / SI)
Os multirecordistas Peyton Manning e Tom Brady estarão no mesmo campo pela 14ª vez para disputar uma partida. O QB de New England (e, como é sempre válido lembrar, o marido de Gisele Bündchen) tem vantagem grande sobre quarterback do Denver Broncos (e irmão de Eli Manning, QB dos Giants). Foram nove vitórias para Brady contra apenas quatro de Manning, contando as duas passagens do segundo por Indianapolis Colts e atualmente Denver Broncos.

Não é por acaso que a NBC vai deixar duas câmeras voltadas para os dois astros acompanhando todos os movimentos dos QBs. Mesmo quando um estiver na sideline, será possível saber qual será a reação ao ver o adversário marcando um touchdown, errando um passe ou organizando a tática de jogo.

Tom Brady pode se beneficiar do fator campo e fazer valer de sua campanha no Gillette Stadium. Foram 6-2 com Brady vs. Manning em Massachusetts (casa dos Patriots).

NE PATRIOTS: Bom, vem mordido com uma derrota duvidosa ante o Carolina Panthers no último Monday Night Football. Miami Dolphins (5-5) e New York Jets (5-5) já aparecem na disputa pela liderança da AFC Leste.

DENVER BRONCOS: Já os Broncos vêm embalados com a retomada da dianteira na AFC Oeste após bater o time-sensação Kansas City Chiefs. Jogarão com menos pressão do que os mandantes.

VOCÊ: Caso ainda desconheça a existência desse espetacular esporte, o ainda entende pouco, esta é uma ótima oportunidade para começar a admirar e conhecer mais. Dois dos maiores quarterbacks de todos os tempos estarão à disposição no prime time da tv americana e na sua TV (Caso não tenha ESPN, tente o Esporte Interativo ou então algum link de TV online). E para você que já está acostumado, é só fazer aquela limonada e os petiscos para acompanhar esse jogão.

Ai, meu Fantasy...

A performance do QB "Big" Ben Roethlisberger rendeu 39 pontos aos que têm o jogador do Pitttsburgh Steelers no fantasy, a melhor marca da semana. Foram quatro TDs, sem nenhuma interceptação.

Você sabia?

Nos últimos 15 anos, o Jacksonville Jaguars tem mais vitórias em jogos de playoffs do que o Dallas Cowboys. A franquia é conhecida como a que tem o maior número de torcedores: 3 x 1.

1 comentários :