sábado, 21 de setembro de 2013

Mais do mesmo

Líder do campeonato, Vettel faz segunda pole seguida e sairá na frente no GP de Cingapura

De Curitiba.
Por Willian Gomes.

21/09/2013 - Vencedor em quatro das últimas seis provas da temporada da Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel terá a chance de repetir o feito neste domingo (22), às 9h (de Brasília). O piloto da RBR é o pole position mais uma vez, a quinta na temporada (igualando-se a Hamilton), a segunda seguida, e largará na frente no Grande Prêmio de Cingapura. Nico Rosberg, da Mercedes, ficou em segundo, seguido de Romain Grosjean (Lotus), Mark Webber (RBR) e Lewis Hamilton (Mercedes). Com a saída anunciada da Ferrari no final do ano, Felipe Massa sai na sexta posição, na frente do seu companheiro de equipe Fernando Alonso, que fez o sétimo tempo. A decepção do treino foi Kimi Raikkonen, que substituirá Massa na Ferrari. O finlandês não conseguiu colocar sua Lotus na parte final do treino e largará em 13º.

Vettel lidera o campeonato com 222 pontos, contra 169 de Fernando Alonso, atual vice-líder. Depois aparecem Hamilton (141), Raikkonen (134) e Webber (130);

Vettel sairá na primeira posição pela quinta vez na temporada.
(Foto: Reuters)

No Q1, os pilotos de ponta não tiveram problemas para seguir para próxima fase, com exceção de Felipe Massa. O brasileiro só conseguiu a classificação nos minutos finais. Ao término, Hamilton, da Mercedes, fez o melhor tempo, 1m44s196. Os seis que ficaram de fora foram Di Resta, da Force India, Maldonado, da Williams, os dois pilotos da Caterham, Charles Pic e Giedo Van Der Garde, e a dupla da Marussia, Jules Bianchi e Max Chilton.

Na segunda parte do treino classificatório, uma surpresa: Kimi Raikkonen, da Lotus, fez apenas o 13º tempo e não garantiu vaga para o Q3. O finlandês alegou muitas dores nas costas, ficando assim impossibilitado de fazer uma boa volta. Massa garantiu o oitavo lugar, mas foi no Q2 que Vettel surpreendeu. O alemão fez o tempo de 1m42s905, quase um segundo de vantagem para o segundo, Mark Webber, também da RBR, que marcou 1m43s727. Outra novidade entre os dez classificados foi Gutiérrez, da Sauber, que garantiu o décimo tempo.

Além de Raikkonen, outros cinco pilotos foram desclassificados. Hulkenberg, companheiro do homem de gelo, Sérgio Perez, da McLaren, Sutil, da Force India, e Valtteri Bottas, piloto da Williams.

O Q3 foi agitado. Logo na primeira volta, Vettel fez em 1m42s841. Satisfeito com o tempo, resolveu voltar aos boxes, para poupar os pneus. Confiante que seria uma boa marca, e que ficaria com a pole, o alemão viu nas últimas voltas Nico Rosberg se aproximar. O piloto da Mercedes fez em 1m42s932, e encostou no tempo de Vettel, mas não foi o suficiente para garantir o primeiro lugar. Em uma boa volta, Felipe Massa ficou à frente de Fernano Alonso, saindo em sexto. O espanhol largará em sétimo.

Resultado final do treino classificatório: (clique para ampliar)

0 comentários :

Postar um comentário