quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Novidades

Campeonato Mineiro masculino de basquete será disputado em dois circuitos e pode ter duas equipes do NBB convidadas

De Belo Horizonte.
Por Thiéres Rabelo, da Assessoria de Comunicação da Federação Mineira de Basketball.

22/08/2013 - Em reunião feita na sede da Federação Mineira de Basketball, os clubes e a direção da federação definiram a forma de disputa e as datas do Campeonato Mineiro Adulto Masculino. As duas grandes novidades para este ano serão o formato da disputa, que será feita em dois circuitos, e da possível presença de uma ou duas equipes fora do estado para um intercâmbio técnico.

Uberlândia celebrou o título em 2012.
(Foto: Divulgação/CBB)
Na reunião, além dos representantes do departamento técnico da FMB, estiveram presentes os representantes de três clubes do estado: Luiz Carlos Dias Corrêa, coordenador de basquete e treinador do Esporte Clube Ginástico; Daniel Westin e Carlos Romano, diretor de basquete e treinador do Minas Tênis Clube, respectivamente; e Fernando Larralde, diretor do Unitri/Uberlândia.
Ficou definido que o torneio será disputado em duas fases, uma classificatória e outra sendo a fase final. A primeira fase será disputada em dois circuitos onde as equipes se jogarão entre si, em uma cidade sede. O primeiro circuito será realizado em Belo Horizonte, nos dias 13, 14 e 15 de setembro, no Minas Tênis Clube. O segundo será realizado em Uberlândia, nos dias 18, 19 e 20 de outubro, ainda com local a ser definido.
A final, disputada entre o primeiro e o segundo colocado da fase classificatória, tem duas possibilidades de disputa. Caso os direitos de transmissão televisiva da final sejam adquiridos por alguma emissora, ela será disputada em duas partidas, com o saldo de cestas das duas partidas sendo o primeiro critério de desempate e a posição de classificação da primeira fase sendo o segundo critério. A equipe melhor classificada na fase anterior faz o segundo jogo em casa.
Caso os direitos de transmissão não sejam adquiridos por alguma emissora, a final será disputada em uma série melhor de três partidas, com dois jogos de mando de quadra para a equipe melhor classificada na primeira fase. Em ambos os casos, as datas pré-fixadas para a realização da final são os dias 23, 26 e 27 de outubro (caso necessário).
INTERCÂMBIO ENTRE EQUIPES DO NBB
Outra grande novidade empreendida pela FMB para o Estadual deste ano será um possível intercâmbio entre uma ou duas equipes de outros estados, que disputarão o Novo Basquete Brasil (NBB) deste ano. Foi acordado que a Federação poderá convidar equipes para participar dos circuitos da primeira fase, mas que os convidados não teriam a possibilidade de sagrar-se campeão.
A medida tem como objetivo ampliar o número de participantes do campeonato e, também, auxiliar tais equipes em sua preparação para o maior campeonato nacional, já que as mesmas não disputarão campeonatos estaduais em seus respectivos estados. Os dois nomes especulados para o convite são o Universo/Goiânia, para disputar o circuito em Uberlândia, e o Macaé Basquete, para disputar o circuito de Belo Horizonte.

0 comentários :

Postar um comentário