quarta-feira, 28 de agosto de 2013

No sufoco

Flamengo pressiona, marca no fim, elimina recuado Cruzeiro e pega o Botafogo nas quartas da Copa do Brasil

De Belo Horizonte.
Por João Vitor Cirilo.

28/08/2013 - Com mais de 50 mil espectadores no Maracanã, o Flamengo recebeu o Cruzeiro na noite desta quarta-feira precisado reverter a desvantagem de 2 a 1 nas oitavas da Copa do Brasil. Venceu o time que teve a melhor postura. Após um primeiro tempo truncado e de poucas chances, o técnico Mano Menezes colocou o meia Paulinho no rubro-negro carioca. Juntamente a Rafinha, ele fez a festa nas costas da lateral esquerda do time mineiro, que já estava acuado, apenas se defendendo. De tanto insistir, o Fla conseguiu marcar aos 43 minutos do segundo tempo. De Rafinha para Paulinho; de Paulinho para Elias; de Elias para o gol. Elias que poderia nem ter entrado em campo, já que jogou no sacrifício, recuperando-se de lesão. Flamengo 1 a 0 e classificação assegurada, pelo gol feito fora de casa.

Classificado para as quartas de final, o Flamengo irá encarar o Botafogo, que eliminou o Atlético Mineiro após empatar por 2 a 2 no Independência nesta quarta. O Fogão havia vencido na ida por 4 a 2.

Pelo Brasileiro, no domingo (1), às 18h30, tem Cruzeiro x Vasco, no Mineirão. Mais cedo, às 16h, o Flamengo enfrenta o Corinthians no Pacaembu.

Foto: Alexandre Vidal/Flaimagem

Quando a bola rolou...

O jogo começou truncado. O Flamengo, que precisava do resultado, não tinha facilidade. O Cruzeiro conseguia criar, mas também não fazia Felipe trabalhar. Depois dos 20 minutos iniciais, o Fla incomodou chegando pelos lados do campo; faltava a finalização.

A primeira chance clara do jogo só veio aos 30 minutos, quando Willian desviou cruzamento de Egídio e Felipe se esticou todo para espalmar. Após o escanteio, Dedé chutou e João Paulo salvou à frente da linha do gol. Foram as duas chances claras da partida. O Fla chegou ao ataque logo depois, mas Fábio foi para o intervalo sem trabalhar.

No intervalo, Mano Menezes colocou Paulinho na vaga de Cáceres. E o Flamengo foi pra cima, na base da pressão, chegando com qualidade, sempre pelas laterais. Ainda faltava acertar uma bola no gol. Elias tentou de cabeça, mas a bola passou raspando a trave de Fábio, que ainda tinha o uniforme limpo. Aos 21 minutos, Rafinha tocou para Paulinho, que chegou à linha de fundo e cruzou. Marcelo Moreno trombou com Fábio e a bola sobrou para Elias, que tocou para o gol. O juiz anulou o lance, alegando falta, existente, sobre o goleiro celeste.

O Cruzeiro, muito pressionado pelo Flamengo, aguardava um contragolpe para tentar definir a classificação. Aos 29, o time mineiro também teve gol anulado. Martinuccio cruzou e Vinícius Araújo, impedido, completou para as redes. O bandeira trabalhou. Na parte final do jogo, o Fla cruzava bolas na área de todos os lugares do campo. Marcelo Oliveira, treinador do Cruzeiro, retirou o atacante Willian e colocou o volante Leandro Guerreiro em campo, recuando ainda mais o time, e pagou caro por isso.

A lateral esquerda do Cruzeiro deu espaço até sair o anunciado gol. Paulinho foi lançado por Rafinha, chegou à linha de fundo e cruzou para trás. Elias, de frente para o crime, marcou e chorou. 1 a 0 e Flamengo classificado.

Ficha do jogo:

Flamengo 1x0 Cruzeiro

FLAMENGO:
Felipe; Luiz Antônio, Chicão, Wallace e João Paulo; Cáceres (Paulinho), Elias, André Santos (Hernane) e Carlos Eduardo (Adryan); Rafinha e Marcelo Moreno.
Técnico: Mano Menezes

CRUZEIRO:
Fábio; Ceará, Dedé, Bruno Rodrigo e Egídio; Lucas Silva, Nilton, Ricardo Goulart e Everton Ribeiro (Martinuccio); Willian (Leandro Guerreiro) e Borges (Vinícius Araújo).
Técnico: Marcelo Oliveira

Data: 28/08/2013
Horário: 21h50
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Público pagante: 47.103 
Público presente: 53.538 
Renda: R$ 2.266.070

Gol: Elias, aos 43 minutos do segundo tempo

Árbitro: Jailson Macedo Freitas (BA)
Auxiliares: Carlos Berkenbrock (SC) e Marcelo Bertanha Barison (RS)

Cartões amarelos: Elias e André Santos (FLA); Willian, Nilton e Éverton Ribeiro

***

Copa do Brasil - Oitavas de final: 
Resultados desta quarta-feira: 
Atlético-MG 2x2 Botafogo (4x6 no agregado - Botafogo classificado)
Goiás 2x0 Fluminense (2x1 no agregado - Goiás classificado)
Grêmio 2x0 Santos (2x1 no agregado - Grêmio classificado)
Corinthians 2x0 Luverdense (2x1 no agregado - Corinthians classificado)
Atlético-PR 3x0 Palmeiras (3x1 no agregado - Atlético classificado)
Flamengo 1x0 Cruzeiro (2x2 no agregado - Fla classificado pelo gol fora)
Quinta (29), às 21h50:
Vasco x Nacional-AM (2x0 na ida)
Salgueiro x Internacional (0x3 na ida)

Nas quartas...
Corinthians x Grêmio
Internacional ou Salgueiro x Atlético-PR
Goiás x Nacional ou Vasco
Botafogo x Flamengo

0 comentários :

Postar um comentário